segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

AS DONAS DO DINHEIRO

             Quando se fala nas mulheres mais ricas do mundo, pensa-se logo em artistas famosas, supermodelos, rainhas, escritoras... enfim, em Oprah Winfrey, J.K. Rowling, etc., etc... Total engano! O que estas ganham é “fichinha” perto das mais novas donas do sinheiro
             As mulheres mais ricas do mundo, segundo a jornalista Mariana Sgarioni, são chinesas! Elas saíram da extrema pobreza, pegaram carona no acelerado crescimento econômico do  país e hoje contam o seu patrimônio aos milhões.
               A primeira do “ranking” é Zhang Yin, 53 anos, dona da Nine Dragons Paper (reciclagem de papel), com um patrimônio de 5,6 bilhões de dólares. É a Rainha do Lixo de lá!
               Em seguida, vem Wu Yajun, 46 anos, da incorporadora Longford Property (companhia imobiliária), com 4,1 bilhões de dólares.
               Após, vem Chen Lihua, 69 anos, dona do Fuhua International Group (investimentos imobiliários, comércio, turismo e cultura),  com um patrimônio de 4 bilhões de dólares.
               Mais abaixo na escala, vêm Xiuli Hawken, 47 anos (Renhe Comercial Holkding – rede comercial – 3,2 bilhões); Zhu Linyao, 40 anos (Huabao International – perfumes – 2,6 bilhões) e Zhano Xin, 45 anos (Soho Chine – construtora – 2,2 bilhões).
               E o interessante é que elas não ostentam sua riqueza! Ao contrário, vivem modestamente perto dos padrões milionários de Hong Kong. E o que elas querem, então? Ascender dentro do partido comunista chinês!  A velha e boa ambição levou-as da pobreza a uma performance acachapante no mercado de trabalho chinês e agora querem assumir altos postos hierárquicos, ambicionam mesmo é poder político, coisa que na China não é fácil assim.             
                     Para isso, as chinesas não apenas sabem ganhar dinheiro como trabalham duro e são ambiciosas. E o sistema familiar as ajuda nisso, pois resolvem melhor o problema  família-trabalho: só podem ter um filho que, segundo o costume, fica sob os cuidados dos avós. Assim, favorecidas por um sistema que combina economia de mercado com tutela estatal, elas estão chegando ao poder  devagarinho.                           
                     O camarada Mao, que era favorável à igualdade dos sexos, dizia numa célebre frase: “As mulheres detêm a metade do céu.” O que ele não sabia é que a ideia delas é ocupar as duas metades do céu! Uma é muito pouco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário