sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

VIVER NÃO É FÁCIL

              Quem disse que é fácil viver?  Possivelmente o diriam aqueles que aos quais não falta dinheiro para satisfazer as suas fantasias e desejos, e que só enxergam isto ( o próprio umbigo, eu diria). Todos os demais mortais comuns como nós sabemos que a vida apresenta inúmeros obstáculos ao longo do caminho dos que a percorrem. Caminhos esses que podem ser espinhosos e difíceis de percorrer. Há gente que diz ser necessário “matar um leão a cada dia”. E, pelas coisas que ocorrem nos dias atuais, temos que concordar com elas.Todos enfrentamos obstáculos em nosso caminho, temos que retirar a todo momento aquela “pedra no meio do caminho” a que se referia Drummond, para estudarmos, trabalharmos, alcançarmos aquele sonho. E muitas vezes não conseguimos e temos de começar tudo de novo. E é isso que realmente importa: começar de novo, nunca perder a esperança, nunca perder de vista aquele sonho, nunca desistir de ser feliz! Porque nós merecemos ser felizes todo os dias!
             E  por que  não somos? Porque teimamos em achar que a felicidade está mais adiante, no futuro! Lembro de um soneto do Vicente de Carvalho, em que ele diz “A felicidade existe, sim, mas nós não a encontramos/porque está sempre apenas onde a pomos/ e nunca a pomos onde nós estamos”. E é isto aí, sim! Nós insistimos em esperar uma grande felicidade no amanhã e esquecemos de valorizar as pequenas felicidades do dia a dia: estar cercado de pessoas que amamos e que nos amam, a comida boa na nossa mesa, o dia lindo e ensolarado, o simples sentar à sombra e tomar mate a conversar com os nossos afetos, a lembrança boa daquele fato que tanto nos alegrou ontem, e tantas outras coisas boas que acontecem a cada dia e nós não valorizamos porque estamos apressados correndo atrás de algo que pensamos ser a nossa realização.
             Não estou querendo dizer que fiquemos parados, vivendo só o hoje. É natural e normal que trabalhemos, que estudemos, que busquemos melhorar a nossa vida, faz parte da caminhada! Mas também é importantíssimo que saibamos enxergar as pequenas felicidades que cada dia nos oferece, pois elas aquecem o nosso coração e nos dão forças para continuarmos a ir em frente.
             E saibamos deixar para trás, lá no passado, as coisas ruins que nos aconteceram, tirando delas apenas os ensinamentos que nos proporcionaram. Não deixemos que amargurem nossa vida, não cultivemos mágoas, ressentimentos, pois eles só atrasam a nossa vida. Coloquemos nas mãos de Deus, ele sempre cobra o preço. Lembremos da “lei do retorno”: tudo aquilo que fazemos volta para nós. Se fizermos o bem,  receberemos o bem; se fizermos o mal, ele voltará para nós.
              Saudades do passado? Somente das coisas boas que tivemos, mas que já se foram. Nada de nos amargurarmos, achando que “naquele tempo era melhor”. Cada época é uma, e o mundo anda para a frente. E é isso que temos de fazer: ir em frente, porque atrás vem gente! E, como diria minha mãe, : ‘Quem vem atrás que feche a porta!”. 
              Saudades das pessoas que amamos e já partiram é normal. Mas uma saudade boa, saudade dos momentos que vivemos com elas, das coisas que elas nos ensinaram. Sem desesperos, tristezas, depressões porque elas não estão mais ao nosso lado. Lembremos delas com carinho, rezemos pelo seu descanso, para que seus espíritos estejam em paz e que nós também tenhamos paz nos nossos corações.
              E sejamos felizes a cada dia. Se Deus ainda nos conserva aqui, é porque nós merecemos estar aqui, por um motivo ou outro. Façamos tudo para sermos felizes, pois nós merecemos! E, por favor, sem atropelar os outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário