domingo, 4 de setembro de 2011

MUNDO REAL X MUNDO DA FANTASIA

      A jornalista Bárbara Gancia é uma das rainhas da polêmica do jornalismo brasileiro. Convivendo, dentro do mundo dos famosos, com as celebridades da televisão, La pode observar como vivem e se comportam estas estrelas  no mundo doido que é o da fantasia.
       Segundo a jornalista, as estrelas vivem protegidas por uma claque com u único assunto: elas mesmas. Esta superexposição de suas vidas   e a bajulação de pessoas  que babam atrás delas o dia todo, acaba por abalar o equilíbrio e o juízo delas. 
        Ela fala, por exemplo, do que observou na convivência com famosas como Adriane Galisteu e Ana Mara Braga, do como elas se protegem da exposição e se resguardam.
       Adriane vive sempre acompanha de uma “entourage” que inclui a mãe, amigos, o assessor de imprensa, mais um “stylist”, mis dus ou três pessoas com funções dentro da equipe que não desgrudam dela. Aonde vai, todos corre atrás.
        Ana Maria tem uma “entourage” ainda maior, portanto mais barulhenta. As funções são mais complicadas, mas, como todos ganham a vida trabalhando para ela, tudo o que está ligado ao seu universo e á sua grife merece atenção e gera entusiasmo.
          E adivinhem qual é o único assunto em pauta no grupo? Eas, é claro. Ana Maria e o que ela faz,num caso, e  Adriane e o seu filhote, no outro. “Se você está presente e ousa cometer o supremo delito de desviar o assunto para, sei lá, o desastre nuclear do Japão ou a guerra civil na Líbia, considere-se frito e banido da tribo.”  Todo mundo para  que está fazendo, olha para você e a famosa em questão lhe faz uma pergunta como: “O que você achou do meu vestido no último programa?”  Como quem diz: “Se situa, o assunto aqui sou eu!”.  E tudo isso com um belo sorriso e lhos angelicais.
         Os famosos são sempre o centro das atenções. E se protegem ficando com u grupo de pessoas confiáveis que, eles sabem, não irão fazer fotos e celular nem divulgarão histórias de alcova. Servem de anteparo na hora do aperto.  Mas isso também tem o seu lado ruim. Imagine o que pode acontecer com a cabeça de uma pessoa que nunca ouve um “não” e cujos amigos estão todos na sua folha de pagamento! Michael Jackson foi um belo exemplo de até onde a maluquice pode chega!
        Outra pessoa com quem a jornalista convive e que lhe causou uma surpresa enorme foi Hebe Camargo. Ela diz que Hebe é um anjo, um encanto, uma flor, a pessoa mais alto astral e mais luminosa com quem já conviveu. Mas, em público, ela vive uma personagem criada ao longo da carreira. Explica-se: ostenta uma imagem de mulher liberada, desenvolta,distribui  “selinhos” à vontade, quando viuvou vivia dizendo que queria um namorado, uma paixão, diz-se uma eterna apaixonada por Roberto Carlos, etc., etc.  Pois, para surprsa de Bárbara, certa vez em que se encontrava com Hebe e outra pessoa, na casa de Marília Gabriela, essa terceira pessoa deu de presente a Hebe um brinquedinho erótico. A reação de Hebe, ao receber o presente, deixou atônita a jornalista; seu espanto reagindo como uma freira  deu um ‘show” de moralismo que incomodou a todos, pela pudicícia excessiva e até meio infantilizada.  E aí se entende que ali estava uma mulher que se acostumou a viver em público uma imagem que não é a da sua intimidade. Foram anos e anos de exposição, uma carreira construída no rádio e depois na televisão. As pessoas mudam depois de se tornarem conhecidas do público.  Não que a fama possa abalar uma pessoa como a Hebe, ela pode jogar com as nuances. Mas desde o dia em que botou a cara na TV, a uns 54 anos atrás, ela mantém uma rotina, uma imagem que foi consolidando com o passar dos anos. O que não quer dizer que esta imagem seja um retrato fiel de quem ela é de verdade!
      O que a jornalista quis mostrar é que os famosos são sempre o centro das atenções. Cometa o delito de desviar o assunto deles e será banido da turma. Não é fácil equilibrar-se entre ávida real e a vida sob os holofotes!
     Por tudo isso, Bárbara diz adorar Fábio Júnior. Ele é um famoso estável e coerente. Mantém sempre a mesma rotina: acorda lá pelas 16 horas,almoça, assiste TV, recebe os amigos (que são os mesmos desde a época da infância no bairro de Interlagos), começa a tomar um uisquinho, a fazer uma musiquinha, a risada e a falar de mulher (a gente sabe que ele não gosta nem um pouco!) e assim a coisa vai até a madrugada. Daí namora um pouco e dorme.Essa é a vida dele quando não tem show para fazer. Uma vida normal: ficar em casa, acordar tarde, assistir TV,receber os amigos ( um é dentista, outro vende carros, outro vende seguros...). Por este motivo, Bárbara diz ter loucura por Fábio Júnior, pois não  se fazem mais Glórias Swansons como ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário