quinta-feira, 24 de março de 2011

OLHOS COR-DE-VIOLETA


       Morreu ontem uma das “divas” mais famosas de Holywood, Elizabeth (LIZ) Taylor, aos 79 anos. Sempre foi reverenciada como uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos; sua marca registrada foram os traços delicados e osolhos de cor azul-violeta, emoldurados por sobrancelhas espessas de cor negra. Celebridade cercada por intenso glamour e diva eterna dos anos de ouro do cinema norte-americano, era uma compulsiva colecionadora de jóias.
        Ficou famosa também pelos inúmeros casamentos (oito ao todo). Seu primeiro casamento foi em 1950, aos 18 anos, com Conrad Nicholas (Nicky) Hilton, mas durou apenas 1 ano. 
         O segundo foi aos 20 anos, com o ator Michael Wilding, com quem teve dois filhos (Michael e Christopher). 
        Seu terceiro casamento foi com o produtor de cinema Mike Todd, com o qual teve sua terceira filha (Isabel). MIke morreu num acidente aéreo.
        O quarto casamento foi com o cantor Eddie Fisher, na ocasião marido de sua melhor amiga Debbie Reynolds, o que gerou um escândalo.   
       O quinto casamento foi com o ator inglês Richarde Burton, que conheceu nas filmagens de Cleópatra, o qual seria seu grande amor, apesar das constantes brigas e escândalos, que ocasionaram divórcio(1974), novo casamento(1975) e novo divórcio(1976). Com Burton, adotou mais uma filha (Maria). 
        Seu sétimo casamento foi com o senador John W. Warner, com quem teve um casamento infeliz, que a levou ao alcoolismo.
         Por último, casou-se com Larry Fortensky, um construtor, do qual se divorciaria em 1996.
        Liz começou a carreira cinematográfica ainda criança, quando foi descoberta aos dez anos. Contratada pela Universal Pictures, revelou talento participando de filmes infanto-juvenis, como na estréia, em 1943, num pequeno papel da série Lassie. A partir de então, apaixonou-se pela profissão.Evoluindo como atriz talentosa e respeitada pela crítica, filmaria dramas, como Um Lugar ao Sol), Assim Caminha a Humanidade),  Quem tem medo de Virgínia Wolf?. Uma vez no Último Verão, Gata em Teto de Zinco Quente, e vários outros.
       Foi pioneira no desenvolvimento de ações filantrópicas, levantando fundos para as campanhas contra a AIDS a partir da década de 1980, logo após a morte de Rock Hudson, seu grande amigo
       A despeito de ter nascido fora dos EUA, em 2001 recebeu do presidente americano Bill Clinton a segunda mais importante medalha de reconhecimento a um cidadão norte-americano: a Presidential Citizens Medal, oferecida pelos seus vários trabalhos filantrópicos. Nessa época se agravaram os problemas de saúde, ganhando peso e sendo levada a internações recorrentes em hospitais.
       Foi  grande amiga do cantor pop Michael Jackson, que dedicou-lhe vários de seus trabalhos, inclusive a canção "Liberian Girl".
       Em 1997 a atriz passou por uma delicada cirurgia para remover um tumor do cérebro. No passado, a estrela Taylor tratou vários problemas de saúde ao longo dos anos, incluindo as questões relativas à insuficiência cardíaca crônica. Em 2009, foi submetida a uma cirurgia para substituir uma válvula defeituosa no coração. Ela usava uma cadeira de rodas havia mais de cinco anos, para lidar com sua dor crônica.
        Em fevereiro de 2011, apareceram novos sintomas relacionados à sua insuficiência cardíaca, o que a levou a ser internada no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, para tratamento, onde morreu na manhã do dia 23 de março, após uma cirurgia, aos 79 anos de idade. A morte foi anunciada pela rede ABC e confirmada pelo filho da atriz, Michael Wilding, e pelo seu assessor.O assessor de Taylor declarou que ela morreu “cercada por seus filhos: Michael Wilding, Christopher Wilding, Liza Todd e Maria Burton. Tinha ainda dez netos e quatro bisnetos.
          Para mim, seu filme mais marcante foi Assim Caminha a Humanidade, pois nele contracenou com dois atores inesquecí8veis: Rock Hudson e James Dean.  


Liz e Rock
James Dean

                                            
                                                                                 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário