domingo, 7 de outubro de 2012

GURU DAS COISAS SIMPLES


   Não sou muito chegada a gurus, mas este me parece ter idéias sensatas   (blog).
    
  O iogue americano David Frawley, que desembarca no Brasil neste mês para uma palestra, acredita que uma vida com menos stress e mais equilíbrio é algo ao alcance de todos.  ISABELLA D'ERCOLE

    Sentir-se mais saudável, leve e feliz depende de atitudes bem simples. Por exemplo: parar de vez em quando para respirar conscientemente. É no que acredita (e o que prega) o americano David Frawley, escritor, iogue e fundador do Instituto Americano de Estudos Védicos, no Novo México, nos Estados Unidos.
   "Duas vezes por dia, se acomode em um lugar silencioso e inspire e expire por cinco minutos, observando as reações do corpo", ensina. Segundo o guru, o ato acalma os sistemas nervoso e digestivo e também reduz a ansiedade e o stress. "É uma forma de dar uma folga a seu cérebro. E ele agradece", acrescenta Frawley, 61 anos, que chega ao Brasil neste mês para dar uma palestra em São Paulo sobre rejuvenescimento da mente, para um público esperado de 3 mil pessoas. Ele será uma das grandes atrações da sétima edição do Yoga pela Paz, evento que, durante nove dias, abordará questões ligadas à qualidade de vida e ao autoconhecimento em dez cidades brasileiras, valendo-se de um cardápio variado de atividades. Adolescente bem diferente do habitual, Frawley sempre gostou de silêncio e de longas caminhadas pelas montanhas.
Também se interessou desde cedo pelo uso das ervas na cura de doenças. Assim, pareceu um caminho natural que descobrisse e resolvesse estudar a fundo a ayurvedaSurgida na Índia há 7 mil anos, essa ciência médica defende que cada organismo é único e precisa ser tratado como tal. "Somente decifrando seu código individual, é possível determinar as necessidades exatas de nutrição de uma pessoa e os cuidados mais apropriados para ela", diz  Frawley, que hoje é um dos papas da ayurveda no mundo ocidental. .
     Ficar sempre de olho no que abala sua paz de espírito e mina o ânimo é outra das dicas de Frawley para viver melhor. Por isso, ele chama a atenção para uma característica que considera particularmente feminina. "As mulheres carregam muitos fardos, porque assumem a responsabilidade de tudo, da família aos cuidados com o meio ambiente, e acaba faltando tempo para se concentrar em si mesma." Para aliviar a carga, ele receita atitudes tão banais quanto prazerosas, como banhos de mar ou de banheira - a água relaxa corpo e mente, conforme ressalta - e massagens revigorantes com óleo de amêndoa ou de gergelim. Ainda indica meditação uma vez ao dia, de preferência à noite. "O equilíbrio existe", afirma Frawley. Só é preciso que cada pessoa encontre sua forma de alcançá-la.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário