sexta-feira, 22 de julho de 2016

DETALHES TÃO PEQUENOS

      O egoísmo e o orgulho são duas chagas do ser humano que facilitam não sermos felizes. Para vencermos o egoísmo, é preciso desenvolver a benevolência. Para acabarmos com o orgulho será necessário cultivarmos a humildade. Vivemos dias difíceis em nosso país e, com isso, passamos de indignados a desanima- dos. Corrupção, violência, desamor, onde o cada um por si é a regra, nos causam muitas vezes uma paralisia patológica em nossas emões positivas.
     Só reclamamos! Nosso relacionamento conosco e com os outros, torna-se negativo, vin-gativo. Nos enfurnamos em nós mesmos. Desistimos de ser felizes. De olhar a vida como uma possibilidade positiva a partir de uma decisão pessoal de pensar, sentir e agir diferente.
     Façamos, neste fim de semana, uma varredura em nossas emoções negativas e destru-tivas. Adianta você ficar assim? Vai mudar alguma coisa para melhor? Claro que não! Então porque persistimos, aceitando só o mundo cruel que nos impõem a mídia e os outros?
     Roberto Carlos já cantava "detalhes tão pequenos de nós dois" nos remetendo a uma paixão por alguém. Aqui gostaria de ampliar esta paixão: um amor muito grande pela vida. pelo outro que está em minha vida. Um familiar, um amigo, alguém necessitado de reconhecimento, um vizinho que nדo visito mais. Enfim, um outro que, na verdade, está dentro de mim  espera da minha decisão de nos fazermos felizes. Quem sabe um pequeno gesto de carinho, um alô pelo celular, um e-mail, um toque com ternura? Uma ponte sobre o rio gelado para que o outro sinta o calor humano que queima em você.
    Que nesse fim de semana possam teus gestos, o teu agir, servir de pontes entre teus sentimentos de amor e o que está aí ao teu lado. Lembra da história daquele homem que de manhã chegando a uma praia se depara com centenas de estrelas do mar deixadas na areia pela maré. Muitas já morrendo, pelo calor do sol! Nisso, ele vê um menino que, rápido, atirava uma estrela do mar para dentro d’água. Impressionado com a cena, perguntou ao jovem:
     - O que estás fazendo? São centenas delas! Não vais conseguir salvá-las!
      E o menino respondeu;
    - Mas para esta eu faço a diferença - e atirou a estrela no mar.
 (José  Otávio  Binato  -  Diário de Santa Maria, 19/06/2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário