segunda-feira, 16 de julho de 2012

ESTAMOS EMBURRECENDO


   Revendo antigas provas de vestibulares, encontrei este texto que eu sempre achei muito interessante desde que o li pela primeira vez.  Posto aqui para que possamos refletir sobre a verdade do que ele diz.

   Você já teve a impressão de que seu chefe, seu supervisor ou seus colegas de trabalho estão ficando   menos  inteligentes a cada ano que passa? E que essa onda está afetando inclusive você? Que o mundo está cada vez mais difícil de entender? 
  Se você está se sentindo cada vez menos inteligente, fique tranquilo, estamos todos emburrecendo a passos largos, inclusive eu. O conhecimento humano está aumentando explosivamente.
    Antigamente, dizia-se que o conhecimento humano dobrava a  cada dezoito meses. Hoje, parece que ele dobra a cada nove. Embora coletivamente o mundo esteja ficando mais inteligente, individualmente estamos ficando cada vez mais burros.
  Antigamente, você precisava entender de mecânica para dirigir um carro. Hoje, os computadores são feitos à prova de idiota, graças a Deus! É justamente por isso que sobrevivemos.
    Equipamentos incorporam conhecimento, e muitas vezes tomam decisões por nós. Por essa Darwin não esperava: pela sobrevivência dos menos inteligentes.
     Se você ler três livros por mês, dos 20 aos 50 anos, serão 1000 livros  lidos numa vida, que nem chegam perto dos  40.000 publicados todo ano só no  Brasil. Comparado com os 40 milhões de livros catalogados pelo mundo afora, mais 4 bilhões de home pages na internet, teses de doutorado, artigos e documentos espalhados por aí, provavelmente seu conhecimento não passa de 0,0000000000025% do total existente.
     Há intelectual que acha que tem o direito de mudar o mundo só porque já leu 5000 livros. É muita arrogância!
   A ideia de intelectuais superesclarecidos  governando   nações  hoje   não faz o menor   sentido,   é   até perigosa.
  Como sobreviver num mundo  onde cada um de nós só poderá almejar saber 0,0000000000025% do conhecimento humano ou até menos?
    O segredo é cada um se esforçar para saber 100% de um pequeno nicho,  uma parcela mui, mui pequena do conhecimento humano.
     Não basta mais tirar a nota mínima 5 em 58 matérias e achar que um diploma vai resolver sua vida. Não basta mais saber 90% de uma única matéria acadêmica. Você precisará saber 100% de algo que seja útil para os outros. Você vai ter de ser o maior especialista do mundo num assunto e vender o que sabe fazer bem aos demais miniespecialistas do planeta, e vice-versa. (..)       
      (KANITZ, Stephen, Estamos  emburrecendo. Veja, 6 agosto, 2003, p.06)





Nenhum comentário:

Postar um comentário