sexta-feira, 22 de junho de 2012

O PODER DA PALAVRA


   Na semana passada, a nossa Capela São Jorge vivenciou as Missões Redentoristas, como parte do trabalho que os padres missionários vinham realizando desde o mês de abril em nosso município e nos vizinhos Capão do Cipó e Unistalda.
    Certamente este foi o evento mais importante e significativo dos  últimos anos, pois muitas pessoas, inclusive eu, ainda não haviam vivenciado tal experiência aqui em Santiago. Por isso, ele movimentou centenas de habitantes das nossas comunidades  dos bairros e centro, com um interesse e um fervor ainda não constatado.
   Acompanhei os acontecimentos de alguns bairros por comentários de amigos. Mas, pelo que pude presenciar aqui na Vila Nova, faço uma ideia do que sucedeu nas outras também. Pessoas que eu nunca tinha visto na igreja, e outras que também pouco me viam, lotavam todas as noites a capela, além de participarem das outras atividades diárias.
    Muito do sucesso deve-se certamente aos trabalho dos missionários, incansáveis.
    Na nossa comunidade São Jorge, a presença do Pe. Cláudio Luiz foi, sem a menor dúvida, fundamental. Com o seu dinamismo, sua eloquência e veemência, ele foi o motor que nos conduziu nesses oito dias de trabalho. Suas palavras nos galvanizaram, emocionaram, estimularam, sacudiram e arrebataram, fazendo-nos ver o quanto vivemos acomodados em nosso mundinho, fechados em nossas vidas, distantes daquilo que Deus planejou para nós. E que é preciso sairmos de nós mesmos para irmos ao encontro dos outros.
     No início, ele teve o auxílio do Pe. Dionízio que, logo depois, precisou ir trabalhar com a comunidade da Vista Alegre, que ficava distante demais para participar com a São Jorge. Mas, com a sua força e disposição, o Pe. Cláudio Luiz conseguiu dar conta do recado muito bem.
    Nos oito dias de atividades aconteceram caminhadas diárias de orações, ás 6h30min, pelas ruas das imediações da capela (E olha que não é fácil cair cedo da cama!). Houve palestras para crianças, jovens, casais, professores, alunos; visitas a doentes e idosos que não podiam ir à capela; bênção do Santíssimo; missas solenes todas as noites, na capela; procissão luminosa em direção á Matriz, onde aconteceu a missa com a presença do bispo Dom Aluísio; missa de encerramento no domingo com almoço após. Tudo isso num clima de alegria, amizade, companheirismo, motivados pelo fervor despertado em nossos corações.
      Agora os missionários já se foram e cabe a nós que ficamos não deixar morrer a semente que foi plantada. Eles não estão mais aqui para nos motivarem, mas assuas palavras ficaram em nossos corações. E são elas que devem nos levar para a frente. Precisamos colocar os pés no chão, refletir, meditar, conversar e planejar o que iremos fazer para que a vivência religiosa em nossas comunidades seja renovada e o espírito de missão permaneça, pois agora os missionários somos nós.
  É necessário os líderes de cada comunidade se reúnam e planejem estratégias para levar adiante o que foi iniciado. Os encontros pós-missão já estão definidos, depois vêm os orientados pela diocese. Mas faz-se preciso que se dinamizem as atividades para que o entusiasmo não esmoreça e as pessoas não se desinteressem e se dispersem
    A continuidade vai depender dos grupos de família e da comunidade. E, em especial, de cada um de nós, que precisamos estar conscientes de que não somos mais os mesmos. Nós fomos chamados, recebemos um alerta, um convite para nos tornarmos efetivamente filhos de Deus que trabalham para serem realmente cristãos, irmãos que se preocupam com seus irmãos, que querem trabalhar pelo bem de cada um e do Reino de Deus.
  Porém, para isso será necessário desacomodar-se, deixar de lado por algumas horinhas o conforto do nosso sofá em frente da TV ou a cadeira da frente do computador, perder algum capítulo de novela ou jogo de futebol, enfrentar o frio de vez em quando... Mas vamos lá! Afinal, pensem que os nossos missionários redentoristas enfrentam isso todo dia!  Nós não podemos fazer isso um ou dois dias por semana???  Ou você ainda é daqueles que só se lembram de  Deus e Maria na hora do aperto??!!               
Lembre-se: DEUS  TE  AMA!   E está sempre esperando por ti!!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário