domingo, 13 de novembro de 2011

A DISCRETÍSSIMA LAURENE JOBS

    Ela  viveu  21  anos  ao lado  de Steve  Jobs. Exatamente desde o dia em que se conheceram, em 1990, até o último dia de vida dele: 05 de outubro  de 2011. Mas poucas pessoas sabiam de sua intimidade, pois o casal era cioso de sua privacidade e extremamente discreto sobre sua vida particular.
        
    Num certo dia de 1990, Steve Jobs  foi dar uma palestra  na Universidade de Stanford, na Califórnia, e encontrou  Laurene Powell. Terminada a palestra, deveria ir a uma reunião com executivos, mas, interessado na bela loira da plateia, fez a si mesmo uma pergunta:”Se  aquele fosse o meu último dia na Terra, eu gostaria de passá-lo em uma reunião ou com esta mulher?”  Decidido, foi até ela e convidou-a para jantar. A partir daí não se separaram mais.
     Casaram-se no ano seguinte e  passaram a viver juntos  uma vida natureba e sem ostentação, no meio de uma reserva natural da Califórnia, em Palo Alto, epicentro tecnológico dos Estados Unidos, numa casa de ambientes simples, sem badulaques, apenas o essencial. Tiveram três filhos: Reed  (20 anos), Erin (16) e Eve (13). Adeptos da dieta vegan , não comiam carne, leite ou ovos. Uma horta com vegetais, frutos e ervas, cuidada por toda a família,  garantia a alimentação da família.
     Diferente das esposas de celebridades e das chamadas “casadas com a tecnologia”, Laurene nunca desfilou para a mídia e preservou também os filhos. Formada em Economia, iniciou carreira no mercado financeiro trabalhando em bancos.  Depois de casada, iniciou uma empresa de alimentos orgânicos, Terravera.
      Anos depois, conhecendo a situação das comunidades negras e latinas de baixa renda que vivem nos bairros periféricos de Palo Alto, analisou a situação e verificou que cerca de 50% das desss comunidades abandonavam a escola logo após o colegial. Então, criou uma organização, a College Track, um programa extracurricular que dá suporte para que os alunos continuem os estudos até a universidade. A organização se expandiu para outras cidades.
         Hoje, Laurene faz parte do conselho de sete organizações dedicadas à educação, além de se envolver com a filantropia. Incansável, é fundadora também do Emerson Collective, organização que investe em trabalho de empreendedores que criam soluções inovadoras para reformas sociais, sobretudo nas escolas públicas dos Estados Unidos. No ano passado, foi escolhida por Obama para fazer parte do Conselho para Soluções Comunitárias da Casa Branca, que ajuda a apontar formas eficientes de turbinar o ensino e a criação de empregos no país.      
        Além de doar fundos para a campanha de Hilary Cinton, em 2005, Laurene  coliderou a arrecadação de 20 milhões de dólares para a organização Global Fund for Women, que investe em organizações locais nas áreas de saúde e educação pelo mundo. Hoje, ela também apoia  financeiramente a Eastern Congo Iniciative, dedicada exclusivamente a ajudar a Repúblia Democrática do Congo.
     Laurene é capaz de se envolver em tudo isso e, ao mesmo tempo, criar três filhos, além de ter cuidado de um marido devastado por um dos tipos mais cruéis e raros de câncer. Após a morte dele, ela o sepultou de maneira reservada, da forma como eles sempre viveram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário