Postou? É para sempre. O que você lança no ciberespaço
revela suas crenças, seus valores, preconceitos e... pode criar muita saia
justa. Domine as regras de bom comportamento do mundo digital
Por Liliane Oraggio
Assim como uma criança demora anos para aprender a se relacionar civilizadamente, quem
participa do Facebook, Twitter, Instagram e das demais redes sociais leva um tempo
para incorporar o código de boas maneiras da vida virtual. "Ainda não saímos da primeira infância da era digital",
diz Gil Giardelli, professor de mídias digitais da pós-graduação da Escola
Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. "E estamos compreendendo, na prática, como é lidar com as várias
sutilezas do comportamento que ela inaugurou." Muita gente pensa que a
internet, por ser democrática e livre,
tolera e aceita qualquer coisa. Não é verdade. Em um ambiente em que se
conectam mais de 2 bilhões de pessoas do mundo inteiro, regras são necessárias.
Basicamente, dois mandamentos das relações reais valem na web: trate os
internautas como gostaria de ser tratada e jamais faça ali o que não faria em
nenhum outro lugar. Pelo grau de contágio e rapidez das informações, um erro
pode causar constrangimentos enormes ou gerar consequências _ irreversíveis. O
ciberespaço não engole desaforo e não perdoa – o que se publica fica para sempre.
Giardelli lança este mês este mês um livro
cujo título diz tudo: Você É o Que Você
Posta (Editora Gente). Para fazer este breve manual de etiqueta virtual,
que também ajudará a garantir sua
segurança, falamos com o autor e mais três experts: Carlos Affonso de Souza,
coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação
Getulio Vargas do Rio de Janeiro, Lúcia Freitas e Liliane Ferrari, consultoras
em mídias digitais, de São Paulo.
1)PEGADAS DIGITAIS - Para evitar ser Importunada, nunca deixe nos seus perfis telefones e
endereços, nem de casa nem do trabalho.
2)FOTO DO PERFIL - Ela define como quer ser vista.
Então, antes de postar, por exemplo, algo muito sensual, pergunte-se: a que
estou vinculando minha imagem? Que impacto terá na minha vida? Desenhos de
super-heroínas, flor e afins ou um dique de quando você era criança até podem
ser usados caso a intenção seja criar um cartão de visitas informal. Só não
deixe o espaço vazio: é impessoal.
3)SENHAS SÃO SECRETAS - Ninguém, nem marido nem namorado, deve ter suas
senhas, e vice-versa. Isso não é prova de fidelidade que se dê ou se peça.
Bisbilhotar a vida alheia é invasão de privacidade e acaba em decepção. Com
filhos pequenos, o controle vale até certo ponto: eles têm direito à
individualidade. Mas ensine sobre segurança e arranje meios de tutorá-los.
Troque as senhas anualmente.
4)PRIVACIDADE E RISCO - Conheça a política de privacidade dos sites para
saber até onde pode ir. Mesmo tendo o direito de proteger seus dados, saiba que
o provedor tem acesso a quem você é e ao que consome. E cuide-se com os rastros
que deixa: nem todos se comportam como você espera. Que o diga a bailarina
paulista Paula Venanzi, 33 anos. No segundo dia de namoro, o cara já virou
amigo de Facebook de toda a lista dela. "Isso
me irritou", lembra. Uma noite, Paula quis ficar em casa. Desconfiado,
ele fuçou o perfil dela e descobriu que o ex-marido, músico, faria um show. Foi
até lá, não a encontrou e abordou o ex. "Meu
namorado foi agressivo, deu vexame. Quando soube, me senti invadida e
incomodada com todo o constrangimento. Terminei logo a relação",
conta.
5)OVERDOSE DE FOTOS - Não lote o feed de notícias dos amigos com imagens de
suas crianças e seus pets, dos pratos que comeu e de viagens. É enfadonho.
Publique só se as fotos forem incríveis ou contiverem alguma informação bacana.
6)PIRATAS E FALSÁRIOS – Não se foto alheias para divulgar produtos ou
serviços que você oferece na rede. Isso fere o direito autoral e pode . render
um processo na Justiça, embora as leis sobre o universo digital ainda sejam
incipientes. Também não repita, feito papagaio, poemas que nem sabe se, de
fato, são de Carlos Drummond de Andrade, Pablo Neruda ou um falsário. Muita
gente inventa textos e assina o nome de um escritor famoso - e você, ao
reenviar, ajuda a perpetuar a fraude. E passa recibo de ignorância.
7) CHECK -IN -
Ele não foi criado para lhe dar 15 minutos de fama. O mundo não precisa saber
que você acaba de chegar a um bar ou uma festa. Pergunte-se: o que vou postar
ajuda alguém? O check-in presta serviço. Por exemplo: no congestionamento, você
avisa as ruas a ser evitadas mas só digite se não estiver dirigindo! Ou, na
fila de uma casa de show, informe que os ingressos já acabaram. Além de cafona,
exibir seus passos por nada pode atrair
stalkers, obsessivos que perseguem com objetivos criminosos ou doentios.
8) ACEITAR OU NÃO ACEITAR? - Se não conhece, não lembra ou não gosta, ignore o
pedido. Rede social não é competição por número de amigos, mas um lugar em que
você escolhe com quem e como se divertir. Ou sua vida ficará exposta demais.
Crie grupos específicos de amigos; assim você direciona melhor seus posts. São
raros os que valem para todos.
9) CURTIU?
Pode gostar do post de alguém pouco íntimo, de fatos inusitados e curiosos. Mas
jamais clique ali se a notícia for de morte, tragédia, guerra... Muita gente
faz isso para sinalizar que é solidária e comete uma tremenda gafe. Também
evite curtir o próprio post. Na vida real ou digital, autoelogio é falta de
humildade.
10) IMAGEM PROFISSIONAL - As redes sociais são uma vitrine. Ali, 65% das
empresas buscam hoje conhecer as pessoas para fazer negócios, contratar e até
demitir. Nunca fale algo que soe como racismo, homofobia, xenofobia ou
intolerância religiosa. Não critique o chefe e os produtos da empresa em que
trabalha. E procure não se revelar demais. Episódio exemplar: Paul Whitee era
treinador de futebol do Colégio Oxford Hills, em Maine, pequena cidade
americana, e quis mandar uma foto dele nu para uma pessoa. Errou e enviou para
todos os amigos. Resultado: o pai de um aluno viu e ele teve de pedir demissão.
11) DOSE CERTA - Não invada o espaço alheio com montes de posts. E controle-se nas
madrugadas insones, que geram 50 facilmente. Três por dia, de preferência nos
mesmos horários, são suficientes. O Hootsuite (hootsuite.com) permite programar os disparos.
12) MILlTÂNCIA CHOROSA - Como na vida real, reclamar sempre das mesmas coisas
é chato. Ao fazer uma crítica política ou social, não só lance a questão, mas
aponte saídas.
(Revista CLAUDIA, agosto de 2012)
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