quinta-feira, 3 de março de 2011

SONHAR É PRECISO


          Alguém já parou para pensar sobre o que seria do ser humano se ele não tivesse a capacidade de sonhar?
         Penso que nós simplesmente enlouqueceríamos ou desistiríamos de viver! Porque é esta capacidade de esperar por algo melhor, de lutar em busca de uma vida mais digna, até mesmo de “construir castelos no ar”, que mantém a nossa sanidade mental.
         Imaginem o que seria a vida do homem se ele não pudesse sonhar com algo melhor, algo que o impulsionasse para a frente! Mesmo  aqueles que, aparentemente, têm tudo o que querem, sempre estão a buscar algo. Os menos abonados, nem se fala! É o sonho da casa própria, do “carrinho”, duma viagem para a praia nas férias... Tanta coisa, meu Deus, que gostaríamos de ter ou fazer! E assim, sonhando, a roda da vida contiinua a girar e nós vamos com ela.
           Não quero dizer que as pessoas vivam só a sonhar, a esperar por um amanhã. Já disse, em outros textos, que precisamos aproveitar as pequenas felicidades de cada dia, para não corrermos o risco de apenas ver a vida passar e não vivê-la. Isto é básico para não nos tornarmos desligados do mundo real, desconectados dos nossos afetos. A vida precisa ser vivida, com suas alegrias, mas também com suas dores. É uma “lei do mundo”, como diziam os antigos, pois “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca termine.”
           Mas a capacidade de sonhar é essencial e inerente ao ser humano. Imaginar, planejar algo que nos fará felizes, é antegozar este momento, é antecipar a felicidade, e aquecer o coração, é ter forças renovadas para prosseguir na luta de cada dia.
           O que seria do mundo, se não fossem aqueles loucos maravilhosos e suas invenções malucas? O homem não teria nem inventado a roda e nós estaríamos só viajando a pé! O que talvez fosse bom para a saúde em geral, mas péssimo para os pés e a coluna! Bom, o Quintana dizia que o homem inventou a roda porque tinha preguiça de caminhar!
           O importante é que a imaginação, o sonho, a criatividade fazem os “nerds” incríveis do mundo moderno  criarem todas essas coisas que antes ninguém imaginara: rádio, televisão, telefone, computador, internet... e muitos outros mais. Cada um deles é a concretização do sonho de alguém.
           Fala-se muito em construir um mundo melhor, mais justo, mais humano, com mais qualidade de vida. É a esperança, o sonho, que move os que lutam por isto. Pode até parecer uma utopia, diante das inúmeras formas de violência que assolam a humanidade a cada dia, mas é necessário que se acredite que as coisas possam mudar, serem diferentes, melhores. Se não acreditarmos nisto e lutarmos para tornar o mundo algo mais digno, se não para nós, mas para os nossos descendentes, de que serviria a nossa passagem por aqui, que marca nós deixaríamos da nossa passagem por essa vida?
            Então, conservemos a nossa capacidade de sonhar, de desejar sempre algo melhor. Mas sem esquecer de olhar ao redor, de manter os pés firmes no chão da nossa vida, para não nos tornarmos apenas sonhadores que vivem num outro mundo e  esquecem de fazer algo por este!

Nenhum comentário:

Postar um comentário