segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TENTANDO SER FELIZ



               As pessoas estão sempre em busca da felicidade. É algo inerente ao ser humano. O que atrapalha são as diferentes visões de felicidade que cada um de nós tem! Por quê?
              Vicente de Carvalho disse, num dos seus sonetos: “A felicidade existe, sim, mas não a encontramos / porque está sempre apenas onde a pomos/ E nunca a pomos onde nós estamos.”.
              Nada mais verdadeiro, porque as pessoas teimam em procurar a felicidade no futuro: ”amanhã eu terei muito dinheiro, o carro do ano, um(a) companheiro(a)  maravilhoso(a), viajarei muito...” E esquecem  de valorizar as pequenas felicidades do dia a dia: as pessoas que amam , a comida na mesa, o dia lindo, conversar com os amigos,  e tantas outras coisas boas que acontecem a cada dia e não valorizam ,porque estão apressadas, correndo atrás de algo que pensam ser a sua realização.
              E, neste ponto, como a mídia atrapalha! Ela coloca na cabeça das pessoas que, para serem felizes, elas precisam ter uma casa assim e assim, o carro de tal marca, usar tais e tais roupas e calçados, ir a esses e aqueles lugares, comportarem-se dessa ou daquela maneira... Um inferno! Se vais fazer tudo que te dizem que deves e comprar tudo que te sugerem, haja dinheiro! E muitos ficam frustrados, porque não podem, e “enlocam” por causa disso!  E com a campanha maciça todo santo dia martelando nos nossos olhos e ouvidos “hay que enloquecer”!
              Agora, todos os homens têm que ser atléticos, ter barriga de “tanquinho”! E dê-lhe correrias, malhar na academia, passar fome, tudo em nome da aparência! Não quero dizer que o cara vá “se atirar”, virar um “jaburu”, mas para quê tanta obsessão?! Para conquistar aquelas “gatas”? Sinceramente, se as “gatas” se interessarem mais pela tua barriga “de tanquinho”,elas não devem ter muita coisa dentro da cabeça e não te merecem!
             E as mulheres, então?! Todas devem ser magras, ter cabelos longos e lisos (de preferência loiros), andarem vestidas na última moda (quer dizer, meio “peladas” ou arrastando um vestidão na calçada). Em outras palavras, nada de originalidade ou criatividade, todas devem ser bonequinhas idênticas, saídas da linha de montagem de uma fábrica! Claro que não se deve descuidar da aparência, cuidar para não engordar demais (até porque é uma questão de saúde), mas não precisa parecer a Olívia Palito ou um “pau de virar tripa” como diziam antigamente. Um cabelo bem cuidado, seja qual for a cor ou comprimento, sempre é bonito. Eu acho lindo um cabelo crespo bem  tratado! Não sei por que esta mania de espichar, alisar, “torrar” o cabelo na chapinha para ficar liso! Isto é o resultado do que a mídia  e as fábricas de produtos para cabelos botaram na cabeça das mulheres, para ganharem milhões!
            Em resumo, todos têm que ser belos! Os que foram favorecidos pela Mãe Natureza são felizes! Os que não foram, correm atrás! E é um tal de botar botox, silicone, fazer lipoaspiração, cirurgia! Estica daqui, puxa dali, tira de lá, bota cá!...Todo mundo quer ser feliz! Francamente, acho que eu preferiria ser uma "jabucreia" a ter de passar por todo esse sofrimento!
             E nessa correria doida, todo mundo se esquece de que a felicidade é acordar todo dia, vivo e são, ter um trabalho, ter o que comer, ter uma casa para morar, ter uma família e amigos, aproveitar o que cada novo dia traz! Para que ficar esperando por uma “grande felicidade” amanhã e se lamentar porque ela está demorando a chegar? Abre os olhos, para um pouco e olha as pequenas felicidades que o dia a dia coloca diante de ti e tu teimas em não ver , pois olhas lá para a frente apenas!
            Mário Quintana dizia que os anjos costumam brincar de “rapa-bota-tira-deixa”. E a nossa história cotidiana é tecida ao acaso dos lances: há vezes em que não conseguimos nada, há outras em que conseguimos tudo. Até que sobrevém o R do “rapa-tudo” e os anjos nos recolhem.
                Então, para já com isso de esperar a “grande” felicidade do amanhã! Vive bem cada dia que passa! Anda!  Vai que o teu anjo da guarda brinque com os outros e tire o R do “rapa-tudo”!?! Aí ele te recolhe e tu não aproveitaste nada da tua vida! Só passaste por ela, ou pior, vegetaste na sombra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário