Cada vez se fala mais
em Crianças Índigo e, agora, também em Crianças Cristal.
Até mesmo a televisão tem abordado o assunto na novela global das 18 horas, “Amor
Eterno Amor”. O conhecido professor, médium e orador espírita Divaldo Franco
tem comentado o tema. Por isso, resolvi dar uma olhada em alguns textos para
postar algo sobre o assunto.
As Crianças Indigo têm surgido na
Terra nos últimos 100 anos. Os primeiros Índigos eram pioneiros e mostradores
de caminho. Depois da Segunda Guerra Mundial, nasceram um número significante
delas, e estes são os adultos Índigo de hoje. No entanto, na década 70, uma
onda grande de Índigos nasceu, e por isso agora temos uma geração inteira de Índigos
que estão agora nos fins dos seus vinte anos e no princípio dos seus trinta
anos e que irão tomar o seu lugar como líderes deste mundo. Os Índigos
continuaram a nascer até mais ou menos o ano 2000, com mais habilidades e maior
grau de sofisticação tecnológico e criativo.
As Crianças Cristal
são recém-chegadas ao planeta (cada vez em maior número). No entanto, sempre
existiram, ainda que em pouca quantidade (Jesus Cristo foi uma delas). As
crianças cristal são os chamados pacificadores, pois trazem atributos de paz e
equilíbrio para poder continuar o trabalho começado pelas crianças índigo. Ambas as crianças representam um desafio para a
sociedade, especialmente para os pais. A forma de tratá-las vai ter de mudar,
os pais e os educadores têm de adotar novas formas de ser, para lidar
corretamente com as crianças da nova vibração.
As crianças cristal são
extremamente poderosas, e o objetivo principal delas é levar-nos ao próximo
nível de evolução, para revelar-nos o nosso poder interior e divindade. Elas
funcionam como uma consciência de grupo em vez de individuais, e vivem pela
"Lei da Unidade" ou Consciência de Unidade. Elas são uma poderosa
força de amor e de paz no planeta.
Os adultos índigos e cristais são compostos de dois grupos. Em
primeiro, existe aqueles que nasceram como Índigos e que estão agora fazendo a
transição para Cristais. Isto quer dizer que eles passarão por uma
transformação espiritual e física que acorda a sua consciência “Cristica” ou “Cristal”
e que os liga às Crianças Cristais como parte da onda evolucionária de mudança.
O segundo grupo são aqueles que nasceram sem estas qualidades, mas que as
adquiriram trabalhando arduamente e seguindo diligentemente um caminho
espiritual. Sim, isto quer dizer que todos nós temos o potencial de ser parte
deste “grupo” emergente de “anjos humanos”.
CARACTERÍSTICAS DE ÍNDIGOS E CRISTAIS
O que é uma criança índigo?
· As crianças índigo
possuem uma estrutura cerebral capaz de utilizar simultaneamente as
potencialidades do hemisfério direito e do hemisfério esquerdo. Isso significa
que elas conseguem ir muito mais além do plano racional e intelectual,
desenvolvendo capacidades espaciais, intuitivas, criativas e espirituais. Por
isso elas necessitam também de um ambiente propício para poderem desenvolver
todas as suas potencialidades, ajudando-nos num futuro próximo a mudar muita
coisa que precisa ser mudada no mundo em que vivemos, nomeadamente a diminuir a
distância existente entre o pensar e o agir.
· O “fenômeno Índigo”
nasceu a partir da cor índigo que aparece associada à mente (chacra frontal) e
à espiritualidade (aura de cor índigo). Segundo alguns autores, as crianças
índigo estão envolvidas por uma aura azul-índigo! Nancy Ann Tappe, nos anos 80,
observou que inúmeras crianças apresentavam esse tipo de aura e tinham
características algo semelhantes. Na última década dos anos 90, dois autores
norte-americanos Lee Caroll e J. Tober publicaram o primeiro livro sobre “As
Crianças Índigo”.
· A partir de então muito
se tem falado destas crianças que, cada vez em maior número (neste momento 90 %
das crianças que nascem já trazem características Índigo, Cristal, Violeta ou
outras…), estão a invadir o nosso planeta e apresentam as seguintes
características: inteligentes, sensitivas, intuitivas, com tendência hiperativa,
perceptivas, compreendem facilmente as leis universais, são muito criativas e
possuem uma memória privilegiada (por vezes falam de vidas passadas com toda a
naturalidade) e são dotadas, como referem alguns autores, de uma espécie de
“inteligência espiritual”. Quando o assunto não lhes interessa podem apresentar
características de déficit de atenção, mas se, pelo contrário, algum tema lhes
desperta a atenção, entregam-se apaixonadamente e passam horas atentas e
envolvidas em novas descobertas.
·
Vários autores referem
que podem distinguir-se 4 tipos de crianças índigo: as humanistas (líderes), as
conceituais (cognitivas ou intelectuais), as artistas (portadoras de grande
sensibilidade e intuição) e as interdimensionais (globalmente sobredotadas, mas
com potencialidades espirituais invulgares).
·Que características
apresentam as Crianças Índigo e as Crianças Cristal?
CRIANÇAS ÍNDIGO
|
CRIANÇAS CRISTAL
|
Espírito Guerreiro que rompe com os sistemas
estabelecidos
|
Espírito Pacificador Pacificadores
|
Meta:Abrir caminhosDenunciarNão aceitam o que já não serve agora
· Aversão à mentira, falsidade e manipulação
|
Meta:
· Continuar o caminho começado pela geração índigo
·
Construir com energias mais subtis
· Têm uma força interior extraordinária para conseguirem elevar o nível
de frequência energético da sociedade.
|
Especialidade:
·
Denunciar
·
Provar os limites físicos
|
Especialidade:
·
Liberdade através do exemplo
·
Provar os limites psíquicos
|
Personalidade:
· Em geral são extrovertidos
· Pioneiros são originais, auto-suficientes, criativos, bastante
autônomos
· Determinação, tenacidade
· Muita energia e não mostram medo em enfrentar as coisas e as pessoas
|
Personalidade:
· Mais calmos, pacíficos e gentis. No geral um pouco introvertidos
·
Ainda mais espirituais
·
Ainda mais telepáticos
·
Ainda mais sensíveis
|
Formas de conduta:
· São crianças exigentes que não se cansam de pedir coisas
· Não tem medo da confrontação
· Rebelde
|
Formas de conduta:
· Diz o que precisa em poucas palavras mas com profundidade, e só quando
lhe pedem
· Irradia paz e tranquilidade
· Harmoniza naturalmente a energia que o rodeia
· É muito afetuoso com as pessoas e percebe as suas necessidades
· Cala-se e retira-se se há conflitos, evita as confrontações
|
Características físicas e outras
·
Robustos fisicamente
·
Fortes mentalmente
|
Características físicas e outras
·
Menos robusto física e mentalmente
·
Vulnerável emocionalmente
· Habilidades psíquicas ativadas desde o seu nascimento
·
Por vezes sofre com alergias, é mais delicado
|
Podem diagnosticar-lhes
errada-mente:
· ADD (Défice de Atenção)
· ADDH (Déficlt de atenção com
hiperatividade)
|
Podem diagnosticar-lhes
errada-mente:
· A doença de Aspergers uma forma ligeira de autismo comum na profissão
de programadores, informáticos e engenheiros de sistemas.
· Autismo
· Ser considerado uma criança desconectada, desligada
|
É precoce em começar a falar.
|
Pode ser que comece a falar
tardiamente, em geral quando começam a entender que os adultos não entendem a
linguagem telepática
|
Necessidades em geral:
· Alimentar os seus talentos de pioneiros e de lideres
· Ferramentas de organização do trabalho
·
Aprender a diplomacia e a cortesia
|
Necessidades em geral:
· Utilizar e nutrir as suas habilidades e os seus talentos de
pacificadores
· Técnicas de limpeza energética e psíquica sensível
· Intercâmbio de energia com a natureza
|
Entrevista de Divaldo Pereira Franco ao
Programa Televisivo O Espiritismo Responde, da União Regional Espírita – 7ª
Região, Maringá, em 21.03.2007.
Espiritismo
Responde – Um de seus mais recentes livros publicados tem por título “A
Nova Geração: A visão Espírita sobre as crianças índigo e cristal”. Quem são as
crianças índigo e cristal?
Divaldo – Desde os anos 70, aproximadamente,
psicólogos, psicoterapeutas e pedagogos começaram a notar a presença de uma
geração estranha, muito peculiar.
Tratava-se de crianças rebeldes,
hiperativas que foram imediatamente catalogadas como crianças patologicamente
necessitadas de apoio médico. Mais tarde, com as observações de outros
psicólogos chegou-se à conclusão de que se trata de uma nova geração. Uma
geração espiritual e especial, para este momento de grande transição de mundo
de provas e de expiações que irá alcançar o nível de mundo de regeneração.
As crianças índigo são assim
chamadas porque possuem uma aura na tonalidade azul, aquela tonalidade índigo
dos blue jeans (Dra. Nancy Ann Tape).
O índigo é uma planta da Índia
(indigofera tinctoria), da qual se extrai essa coloração que se aplicava em
calças e hoje nas roupas em geral. Essas crianças índigo sempre apresentam um
comportamento sui generis.
Desde cedo demonstram estar
conscientes de que pertencem a uma geração especial. São crianças portadoras de
alto nível de inteligência, e que, posteriormente, foram classificadas em
quatro grupos: artistas, humanistas, conceituais e interdimensionais ou
transdimensionais.
As crianças cristal são aquelas
que apresentam uma aura alvinitente, razão pela qual passaram a ser denominadas
dessa maneira.
A partir dos anos 80, ei-las
reencarnando-se em massa, o que tem exigido uma necessária mudança de padrões
metodológicos na pedagogia, uma nova psicoterapia a fim de serem atendidas,
desde que serão as continuadoras do desenvolvimento intelecto-moral da
Humanidade.
ER – Essas crianças não poderiam ser confundidas
com as portadoras de transtornos da personalidade, de comportamento, distúrbios
da atenção? Como identificá-las com segurança?
Divaldo – Essa é uma grande dificuldade que os
psicólogos têm experimentado, porque normalmente existem as crianças que são
portadoras de transtornos da personalidade (DDA) e aquelas que, além dos
transtornos da aprendizagem, são também hiperativas (DTAH), mas os estudiosos
classificaram em 10 itens as características de uma criança índigo, assim como
de uma criança cristal.
A criança índigo tem absoluta
consciência daquilo que está fazendo, é rebelde por temperamento, não fica em
fila, não é capaz de permanecer sentada durante um determinado período, não
teme ameaças…
Não é possível com essas crianças
fazermos certos tipos de chantagem. É necessário dialogar, falar com
naturalidade, conviver e amá-las.
Para tanto, os especialistas
elegem como métodos educacionais algumas das propostas da doutora Maria
Montessori, que criou, em Roma, no ano de 1907, a sua célebre Casa dei Bambini,
assim como as notáveis contribuições pedagógicas do Dr. Rudolf Steiner. Steiner
é o criador da antroposofia. Ele apresentou, em Stuttgart, na Alemanha, os seus
métodos pedagógicos, a partir de 1919, que foram chamados Waldorf.
A partir daquela época, os
métodos Waldorf começaram a ser aplicados em diversos países. Em que consistem?
Amor à criança. A criança não é um adulto em miniatura. É um ser que está sendo
formado, que merece o nosso melhor carinho. A criança não é objeto de exibição,
e deve ser tratada como criança. Sem pieguismo, mas também sem exigências acima
do seu nível intelectual.
Então, essas crianças esperam
encontrar uma visão diferenciada, porque, ao serem matriculadas em escolas
convencionais, tornam-se quase insuportáveis. São tidas como DDA ou DTAH. São
as crianças com déficit de atenção e hiperativas. Nesse caso, os médicos vêm
recomendando, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, a Ritalina, uma
droga profundamente perturbadora. É chamada a droga da obediência.
A criança fica acessível, sim,
mas ela perde a espontaneidade. O seu cérebro carregado da substância química,
quando essa criança atinge a adolescência, certamente irá ter necessidade de
outro tipo de droga, derrapando na drogadição.
Daí é necessário muito cuidado.
Os pais, em casa (como
normalmente os pais quase nunca estão em casa e suas crianças são cuidadas por
pessoas remuneradas que lhes dão informações, nem sempre corretas) deverão
observar a conduta dos filhos, evitar punições quando errem, ao mesmo tempo
colocando limites. Qualquer tipo de agressividade torna-as rebeldes, o que pode
levar algumas a se tornar criminosos seriais. Os estudos generalizados
demonstram que algumas delas têm pendores artísticos especiais, enquanto outras
são portadoras de grandes sentimentos humanistas, outras mais são emocionais e
outras ainda são portadoras de natureza transcendental.
Aquelas transcendentais,
provavelmente serão os grandes e nobres governantes da Humanidade no futuro.
As artísticas vêm trazer uma
visão diferenciada a respeito do Mundo, da arte, da beleza. Qualquer tipo de
punição provoca-lhes ressentimento, amargura que podem levar à violência, à
perversidade.
ER – Você se referiu às características mentais, emocionais dessas crianças. Elas têm alguma característica física própria? Você tem informação se o DNA delas é diferente?
Divaldo – Ainda não se tem, que eu saiba, uma
especificação sobre ela, no que diz respeito ao DNA, mas acredita-se que,
através de gerações sucessivas, haverá uma mudança profunda nos genes, a fim de
poderem ampliar o neocórtex, oferecendo-lhe mais amplas e mais complexas faculdades.
Tratando-se de Espíritos de uma outra dimensão, é como se ficassem enjauladas
na nossa aparelhagem cerebral, não encontrando correspondentes próprios para
expressar-se. Através das gerações sucessivas, o perispírito irá modelar-lhes o
cérebro, tornando-o ainda mais privilegiado.
Como o nosso cérebro de hoje é um
edifício de três andares, desde a parte réptil, à mamífera e ao neocórtex que é
a área superior, as emoções dessas crianças irão criar uma parte mais nobre,
acredito, para propiciar-lhes a capacidade de comunicar-se psiquicamente,
vivenciando a intuição.
Características físicas existem,
sim, algumas. Os estudiosos especializados na área, dizem que as crianças
cristal têm os olhos maiores, possuem a capacidade para observar o mundo com
profundidade, dirigindo-se às pessoas com certa altivez e até com certo
atrevimento… Têm dificuldade em falar com rapidez, demorando-se para
consegui-lo a partir dos 3 ou dos 4 anos. Entendemos a ocorrência,
considerando-se que, vindo de uma dimensão em que a verbalização é diferente,
primeiro têm que ouvir muito para criar o vocabulário e poderem comunicar-se
conosco. Então, são essas observações iniciais que estão sendo debatidas pelos
pedagogos.
ER – Com que objetivo estão reencarnando na
Terra?
Divaldo – Allan Kardec, com a sabedoria que lhe era
peculiar, no último capítulo do livro A Gênese, refere-se à nova geração que
viria de uma outra dimensão. Da mesma forma que no tempo do Pithecanthropus
erectus vieram os denominados Exilados de Capela ou de onde quer que seja,
porque há muita resistência de alguns estudiosos a respeito dessa tese, a
verdade é que vieram muitos Espíritos de uma outra dimensão. Foram eles que
produziram a grande transição, denominada por Darwin como o Elo Perdido, porque
aqueles Espíritos que vieram de uma dimensão superior traziam o perispírito já
formado e plasmaram, nas gerações imediatas, o nosso biótipo, o corpo, conforme
o conhecemos.
Logo depois, cumprida a tarefa na
Terra, retornaram aos seus lares, como diz a Bíblia, ao referir-se ao anjo que
se rebelara contra Deus – Lúcifer.
Na atualidade, esses lucíferes
voltaram. Somente que, neste outro grande momento, estão vindo de Alcione, uma
estrela de 3ª. grandeza do grupo das plêiades, constituídas por sete estrelas,
conhecidas pelos gregos, pelos chineses antigos e que fazem parte da
Constelação de Touro.
Esses Espíritos vêm agora em uma
missão muito diferente dos capelinos.
É claro que nem todos serão bons.
Todos os índigos apresentarão altos níveis intelectuais, mas os cristais serão,
ao mesmo tempo, intelectualizados e moralmente elevados.
ER – Já que eles estão chegando há cerca de 20,
30 anos, nós temos aí uma juventude que já está fazendo diferença no Mundo?
Divaldo – Acredito que sim. Podemos observar, por
exemplo, e a imprensa está mostrando, nesse momento, gênios precoces, como o
jovem americano Jay Greenberg considerado como o novo Mozart. Ele começou a
compor aos quatro anos de idade. Aos seis anos, compôs a sua sinfonia. Já
compôs cinco. Recentemente, foi acompanhar a gravação de uma das suas sinfonias
pela Orquestra Sinfônica de Londres para observar se não adulteravam qualquer
coisa.
O que é fascinante neste jovem, é
que ele não compõe apenas a partitura central, mas todos os instrumentos, e
quando lhe perguntam como é possível, ele responde: “Eu não faço nenhum
esforço, está tudo na minha mente”.
Durante as aulas de matemática,
ele compõe música. A matemática não lhe interessa e nem uma outra doutrina
qualquer. É mais curioso ainda, quando afirma que o seu cérebro possui três
canais de músicas diferentes. Ele ouve simultaneamente todas, sem nenhuma
perturbação. Concluo que não é da nossa geração, mas que veio de outra
dimensão.
Não somente ele, mas muitos
outros, que têm chamado a atenção dos estudiosos. No México, um menino de seis
anos dá aulas a professores de Medicina e assim por diante… Fora aqueles que
estão perdidos no anonimato.
ER – O que você diria aos pais que se encontram
diante de filhos que apresentam essas características?
Divaldo – Os técnicos dizem que é uma grande honra
tê-los e um grande desafio, porque são crianças difíceis no tratamento diário.
São afetuosas, mas tecnicamente rebeldes. Serão conquistadas pela ternura. São
crianças um pouco destrutivas, mas não por perversidade, e sim por curiosidade.
Como vêm de uma dimensão onde os
objetos não são familiares, quando vêem alguma coisa diferente, algum objeto,
arrebentam-no para poder olhar-lhes a estrutura.
São crianças que devemos educar
apelando para a lógica, o bom tom.
A criança deve ser orientada,
esclarecida, repetidas vezes.
Voltarmos aos dias da educação
doméstica, quando nossas mães nos colocavam no colo, falavam conosco,
ensinavam-nos a orar, orientavam-nos nas boas maneiras, nas técnicas de uma
vida saudável, nos falavam de ternura e nos tornavam o coração muito doce, são
os métodos para tratar as modernas crianças, todas elas, índigo, cristal ou
não.
Crianças Índigo e Cristal www.evoluindo.org/indigos-e-cristais/criancas-indigo-e-cristal
O que são Crianças e Adultos Indigo e Cristal?
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Casa Índigo: Perguntas Frequentes (FAQ)
www.casa-indigo.com/faq.asp - Portugal
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